Mais três frigoríficos são vetados pela Rússia

Rússia embarga mais três frigoríficos brasileiros e alega parasitas

17/08/2011

BRASÍLIA – A Rússia anunciou o embargo a mais três frigoríficos brasileiros e ameaçou incluir outros três. As empresas sancionadas são Libra Terminais S.A., Diplomata S/A Industrial e Comercial e Frigoestrela S.A. Segundo comunicado da autoridade sanitária russa, os exames mostraram a presença de parasitas e bactérias de diferentes tipos.

As outras três plantas que podem entrar na lista de embargo são Marfrig Alimentos, Barra Mansa Comércio de Carne e Derivados e Mataboi Alimentos. Em nota entregue ao Ministério da Agricultura, a autoridade russa disse que desde 1° de junho passou a aplicar o regime de controle laboratorial intensivo em produtos vendidos pelo Brasil. As inconsistências foram encontradas durante esses testes.

Os russos dizem que aguardam mais informações do Ministério da Agricultura. Eles fizeram um pedido para que o governo intensifique o controle da segurança dos produtos alimentícios destinados ao mercado russo e que seja efetuada uma investigação oficial para detectar as causas da contaminação microbiológica dos produtos. Atualmente, 129 frigoríficos brasileiros estão na lista de vetados da Rússia.

Com esse embargo e o aumento do atrito com o governo russo, as restrições impostas desde junho se tornam cada vez mais difíceis de serem derrubadas. “O governo não está levando a sério. E quem paga são os produtores, que estão sem exportar”, diz uma fonte do setor.

(Tarso Veloso | Valor)

Sobre Luciano Bushatsky Andrade de Alencar

Pernambucano. Advogado Aduaneiro e Tributarista, com foco em tributação em comércio exterior e Direito Aduaneiro de um modo geral, atendendo todos os intervenientes nas atividades de comércio exterior, desde importadores e exportadores, aos operadores portuários. Responsável pela área de Direito Aduaneiro da Mello Pimentel Advocacia. Pós-graduado em Direito Tributário pelo IBET/SP - IPET/PE. Mestre em Direito Tributário pela Escola de Direito da FGV/SP. Diretor da Associação Brasileira de Estudos Aduaneiros - ABEAD/Regional Pernambuco. Membro da Comissão de Direito Marítimo, Portuário e do Petróleo da OAB/PE. Vice-Presidente da Comissão de Direito Aduaneiro & Comércio Exterior da OAB/PE. Vice-Presidente do Comitê Aberto de Comércio Exterior da AMCHAM.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s