Medidas protecionistas prejudicam indústria da Argentina

São as consequências do desenfreado impulso protecionista. Os prejudicados, como mostra a reportagem abaixo, são os industriais, e não somente os consumidores.
Em suma, é a indústria, que tanto critica as importações, dando um tiro em seu próprio pé.

Argentina sofre com trava à importação

DE BUENOS AIRES

A Argentina sofre com trava à importação e a área mais afetada é a indústria. Também há queixas de outros setores, como gastronômico, cosmético e médico, informa reportagem de Sylvia Colombo publicada na edição desta terça-feira da Folha.

Faltam desde saquê e wasabi nos restaurantes japoneses até medicamentos de alto custo, contra câncer e Aids.

Segundo a Câmara de Importadores, a liberação dos produtos –acumulados desde antes da entrada de vigor das travas à importação, em fevereiro– está demorando ainda mais para ocorrer.

O governo justifica a medida dizendo que quer equilibrar a balança comercial, evitar a fuga de dólares e incentivar a indústria nacional.

Anúncios

Sobre Luciano Bushatsky Andrade de Alencar

Pernambucano. Advogado Aduaneiro e Tributarista, com foco em tributação em comércio exterior e Direito Aduaneiro de um modo geral, atendendo todos os intervenientes nas atividades de comércio exterior, desde importadores e exportadores, aos operadores portuários. Sócio do escritório Severien Andrade Alencar Advogados. Pós-graduado em Direito Tributário pelo IBET/SP - IPET/PE. Vice-Diretor da Associação Brasileira de Estudos Aduaneiros - ABEAD/Regional Pernambuco. Membro da Comissão de Direito Marítimo, Portuário e do Petróleo da OAB/PE. Mestrando em Direito Tributário pela Escola de Direito da FGV/SP.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s