Caso da ‘Vaca Louca’ já gera prejuízos no comércio exterior norte-americano

Indonésia proíbe importação de carne dos EUA por ‘vaca louca’

A Indonésia anunciou nesta quinta-feira a interrupção das importações de carne bovina dos EUA, após a detecção de um caso de encefalopatia espongiforme bovina, conhecida como a doença da “vaca louca”, no Estado da Califórnia.

“Vamos retirar a proibição assim que os EUA nos assegurem que suas vacas estão livres da enfermidade”, disse o vice-ministro indonésio Rusman Heriawan, acrescentando que a medida cautelar “pode durar um mês ou um ano”.

O Departamento de Agricultura dos EUA confirmou na terça-feira passada o caso na Califórnia, o quarto registrado na história do país.

As autoridades americanas descartaram o perigo do consumo desta carne para seres humanos.

Em 2011, a Indonésia importou 20.000 toneladas de carne de vaca dos EUA.

A doença pode ser fatal para o homem quando ingere carne contaminada -alguns sustentam que há o risco do mal de Creutzfeld-Jakob, que causa degeneração cerebral.

A OMS (Organização Mundial da Saúde), no entanto, defende que os humanos somente podem contrair esse mal através do leite de animais infectados.

Anúncios

Sobre Luciano Bushatsky Andrade de Alencar

Pernambucano. Advogado Aduaneiro e Tributarista, com foco em tributação em comércio exterior e Direito Aduaneiro de um modo geral, atendendo todos os intervenientes nas atividades de comércio exterior, desde importadores e exportadores, aos operadores portuários. Sócio do escritório Severien Andrade Alencar Advogados. Pós-graduado em Direito Tributário pelo IBET/SP - IPET/PE. Vice-Diretor da Associação Brasileira de Estudos Aduaneiros - ABEAD/Regional Pernambuco. Membro da Comissão de Direito Marítimo, Portuário e do Petróleo da OAB/PE. Mestrando em Direito Tributário pela Escola de Direito da FGV/SP.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s