Anti-dumping retirado por fim de fabricação do produto no Brasil

Camex retira antidumping de produto usado em colas e vernizes

Por Thiago Resende | Valor Econômico

BRASÍLIA – A Câmara de Comércio Exterior (Camex) extinguiu a medida antidumping relativa às importações brasileiras de diisocianato de tolueno (TDI) originárias dos Estados Unidos e da Argentina.

O item é usado na fabricação de colas, vernizes e outros produtos que têm aplicações nas indústrias de móveis, colchões, veículos automotivos e na construção civil.

Em março, a Camex havia suspendido por um ano o direito antidumping por causa da interrupção da fabricação do produto no país, informou, à época, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic).

A decisão de retirada do antidumping, publicada nesta sexta-feira no “Diário Oficial da União”, “se deve ao fechamento, de forma definitiva, da planta da empresa Dow Brasil S.A., única fabricante nacional de TDI”, diz a resolução da Camex.

Sobre Luciano Bushatsky Andrade de Alencar

Pernambucano. Advogado Aduaneiro e Tributarista, com foco em tributação em comércio exterior e Direito Aduaneiro de um modo geral, atendendo todos os intervenientes nas atividades de comércio exterior, desde importadores e exportadores, aos operadores portuários. Responsável pela área de Direito Aduaneiro da Mello Pimentel Advocacia. Pós-graduado em Direito Tributário pelo IBET/SP - IPET/PE. Mestre em Direito Tributário pela Escola de Direito da FGV/SP. Diretor da Associação Brasileira de Estudos Aduaneiros - ABEAD/Regional Pernambuco. Membro da Comissão de Direito Marítimo, Portuário e do Petróleo da OAB/PE. Vice-Presidente da Comissão de Direito Aduaneiro & Comércio Exterior da OAB/PE. Vice-Presidente do Comitê Aberto de Comércio Exterior da AMCHAM.

Deixe um comentário