Fisco regulamento o novo RADAR

Dia a Dia Tributário: Fisco esclarece forma de habilitar importadores

Por Bárbara Pombo | Valor Econômico

BRASÍLIA – A Receita Federal esclareceu nesta segunda-feira que vai verificar o volume de recolhimento de tributos pelas empresas que querem operar no comércio exterior.

Pelo Ato Declaratório nº 33, publicado hoje no Diário Oficial da União, o Fisco deixou claro que analisará a capacidade financeira do candidato a importador pelo Imposto de Renda (IR), CSLL, PIS, Cofins, e contribuição previdenciária pagos nos últimos cinco anos.

Por outro lado, deixará de fora do cálculo os impostos recolhidos nas operações de importação e os valores negociados em programas de parcelamento ou exigidos em autuações fiscais.

De acordo com o advogado Felippe Breda, do escritório Emerenciano, Baggio e Associados, a análise da capacidade financeira da empresa sempre foi feita a partir de dados da Receita. “Mas o Fisco, agora, diz expressamente o que está avaliando para aceitar o pedido de habilitação no comércio exterior”, diz.

A publicação do ato declaratório vem após o Fisco estabelecer – pela Instrução Normativa nº 1.288, de 31 de agostos – prazos mais enxutos para os auditores analisem os pedidos de habilitação.

Com informações da Lex Legis Consultoria Tributária

 

Anúncios

Sobre Luciano Bushatsky Andrade de Alencar

Pernambucano. Advogado Aduaneiro e Tributarista, com foco em tributação em comércio exterior e Direito Aduaneiro de um modo geral, atendendo todos os intervenientes nas atividades de comércio exterior, desde importadores e exportadores, aos operadores portuários. Sócio do escritório Severien Andrade Alencar Advogados. Pós-graduado em Direito Tributário pelo IBET/SP - IPET/PE. Vice-Diretor da Associação Brasileira de Estudos Aduaneiros - ABEAD/Regional Pernambuco. Membro da Comissão de Direito Marítimo, Portuário e do Petróleo da OAB/PE. Mestrando em Direito Tributário pela Escola de Direito da FGV/SP.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s