Estados Unidos trocará chefe do comércio exterior

Chefe do comércio exterior dos EUA entrega cargo a Obama

WASHINGTON – Ron Kirk, responsável pelo comércio exterior do governo Barack Obama, informou, nesta terça-feira, 22, que deixará o posto. Com as relações entre Brasil e EUA norteadas, sobretudo, pelos interesses comerciais dos dois lados, o cargo é um dos mais importantes — se não o mais — para Brasília. 

 
Não foi ainda anunciado quem o substituirá no USTR (escritório do representante comercial, em inglês), agência com peso de ministério. 

“No primeiro mandato do presidente Obama, o comércio foi uma parte importante dos esforços do governo para fomentar os empregos aqui nos EUA. Estou orgulhoso da contribuição do USTR para a recuperação da economia americana em curso”, escreveu Kirk em comunicado distribuído a jornalistas. 

Advogado e ex-prefeito de Dallas (Texas), o embaixador já havia anunciado a intenção de deixar o gabinete após quatro anos conduzindo as negociações comerciais do país. 

O embaixador é respeitado, mas bateu de frente com o país nas negociações para a moribunda rodada Doha para a liberalização do comércio global e nas discussões sobre subsídios dos EUA aos plantadores de algodão, condenados pela Organização Mundial do Comércio. 

No fim do ano passado, enviou ao chanceler Antonio Patriota uma carta na qual ameaçava retaliar o que via como medidas protecionistas do governo brasileiro, sobretudo a recente leva de aumentos de tarifas de importação. 

Obama emitiu um comunicado em que elogia Kirk, que deu voz à sua política de proteção da indústria americana, durante a recuperação econômica, e às críticas à China por manter seu câmbio artificialmente baixo, além de fazer avançar os acordos comerciais com a Colômbia, o Panamá e a Coreia do Sul. 

Para sucedê-lo, de acordo com newsletters da área, são cotados o número 2 do Conselho de Assessores Econômicos do presidente para economia internacional, Michael Froman, e a subsecretária do Tesouro para relações exteriores, Lael Brainard. Segundo uma fonte do setor ouvida pela Folha, Froman, próximo a Obama, é favorito. 

A troca acontece no momento em que muda a direção da Organização Mundial do Comércio, uma sucessão na qual o embaixador brasileiro Roberto Azevedo, à frente da missão do país na OMC, é candidato. Washington ainda não anunciou seu apoio.

Anúncios

Sobre Luciano Bushatsky Andrade de Alencar

Pernambucano. Advogado Aduaneiro e Tributarista, com foco em tributação em comércio exterior e Direito Aduaneiro de um modo geral, atendendo todos os intervenientes nas atividades de comércio exterior, desde importadores e exportadores, aos operadores portuários. Sócio do escritório Severien Andrade Alencar Advogados. Pós-graduado em Direito Tributário pelo IBET/SP - IPET/PE. Vice-Diretor da Associação Brasileira de Estudos Aduaneiros - ABEAD/Regional Pernambuco. Membro da Comissão de Direito Marítimo, Portuário e do Petróleo da OAB/PE. Mestrando em Direito Tributário pela Escola de Direito da FGV/SP.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s