“Novo protecionismo”?

Protecionismo voltou sofisticado, diz diretor-geral da OMC

Azevêdo diz que prática dos governos acontece por meio de políticas para setores fragilizados, de difícil identificação

17 de julho de 2013Laís Alegretti, da Agência Estado

BRASÍLIA – O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), embaixador Roberto Azevêdo, afirmou há pouco que o protecionismo, atualmente, ocorre de maneira mais sofisticada.

“O protecionismo voltou de maneira sofisticada. Não é o tradicional, de tarifa mais alta, porque a OMC não permite mais isso”, afirmou.

Segundo ele, as novas formas de protecionismo são mais difíceis de serem identificadas. Muitas vezes, estão no meio de políticas estatais a setores fragilizados, por exemplo. Ele colocou que os países que têm mais recursos para apoiar empresas, garantindo empregos, agem nessa direção.

Azevêdo discursou na manhã desta quarta-feira, 17, em reunião do chamado Conselhão, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).

Anúncios

Sobre Luciano Bushatsky Andrade de Alencar

Pernambucano. Advogado Aduaneiro e Tributarista, com foco em tributação em comércio exterior e Direito Aduaneiro de um modo geral, atendendo todos os intervenientes nas atividades de comércio exterior, desde importadores e exportadores, aos operadores portuários. Sócio do escritório Severien Andrade Alencar Advogados. Pós-graduado em Direito Tributário pelo IBET/SP - IPET/PE. Vice-Diretor da Associação Brasileira de Estudos Aduaneiros - ABEAD/Regional Pernambuco. Membro da Comissão de Direito Marítimo, Portuário e do Petróleo da OAB/PE. Mestrando em Direito Tributário pela Escola de Direito da FGV/SP.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s