Advocacia pernambucana perde um de seus mais nobres representantes

Morre advogado Flávio Queiroz Bezerra, fundador do IBDS

Morreu na madrugada desta terça-feira (6/8) o advogado e professor Flávio Queiroz Bezerra, do escritório Queiroz Cavalcanti Advocacia. Ele morreu em São Paulo, capital, e o corpo foi traslado para Recife, sua cidade natal, onde foi enterrado às 10h no Cemitério Morada da Paz.

Flávio Queiroz já foi procurador do Banco Central e do Estado de Pernambuco. Era membro-fundador do Instituto Brasileiro de Direito do Seguro (IBDS) e foi professor de diversas faculdades de Direito, como a da Universidade Federal de Pernambuco.

É autor de diversos livros, entre os quais Responsabilidade Civil pelo Fato do Produto no Código de Defesa do Consumidor. Também é coautor da obra O Contrato de Seguro no Novo Código Civil Brasileiro, lançado em 2002, logo depois da edição do CPC pelo Congresso. 

Para o presidente do IBDS, o advogado Ernesto Tzirulnik, Queiroz foi uma pessoa “cuja presença era motivo de muita alegria e com quem todos queriam conversar, privando do seu humor inteligente e de sua sabedoria. Flávio estará sempre conosco e, mesmo assim, fará muita falta, acima de tudo, por ter sido essa pessoa verdadeiramente especial, um grande e muito querido amigo, que não media esforços em ajudar a todos, espontaneamente”.

Tzirulnik também lembra de Queiroz como “um exímio advogado, aliando o seu vasto conhecimento a uma atuação prática inteligente e eficaz na defesa dos interesses de seus clientes. Além de nosso grande amigo, foi também um dos principais elaboradores do anteprojeto de Lei sobre o Contrato de Seguro, em tramitação no Congresso Nacional, no qual também deixou a marca da sua inteligência e espírito de síntese”.

O projeto de lei dos seguros foi apresentado ao Congresso Nacional pelo então deputado federal pelo PT José Eduardo Cardozo. O hoje ministro da Justiça enviou carta aos familiares de Flavio Queiroz para expressas suas condolências. Nela, afirma que Queiroz “foi um dos melhores advogados do país” e que “certamente fará muita falta”. “Suas participações nos debates que se seguiram sobre o assunto foram sempre brilhantes e esclarecedoras. Mas, pelo que mais tenho a agradecer-lhe, é pela amizade que prontamente me concedeu.”

Revista Consultor Jurídico, 6 de agosto de 2013

Anúncios

Sobre Luciano Bushatsky Andrade de Alencar

Pernambucano. Advogado Aduaneiro e Tributarista, com foco em tributação em comércio exterior e Direito Aduaneiro de um modo geral, atendendo todos os intervenientes nas atividades de comércio exterior, desde importadores e exportadores, aos operadores portuários. Sócio do escritório Severien Andrade Alencar Advogados. Pós-graduado em Direito Tributário pelo IBET/SP - IPET/PE. Vice-Diretor da Associação Brasileira de Estudos Aduaneiros - ABEAD/Regional Pernambuco. Membro da Comissão de Direito Marítimo, Portuário e do Petróleo da OAB/PE. Mestrando em Direito Tributário pela Escola de Direito da FGV/SP.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s